quinta-feira, 24 de novembro de 2016

GRATIDÃO

Gratidão, letreiro, fonte cursiva


Na última quinta-feira do mês de novembro se festeja nos Estados Unidos o dia de Ação de Graças, conhecido por lá como Thanksgiving Day. Antigamente, esta comemoração cristã era realizada em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Hoje, representa um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.


No Brasil, o Thanksgiving Day não é uma comemoração tradicional e muitos só o conhecem em virtude dos diversos filmes norte-americanos que abordam esta data. No entanto, há famílias e igrejas brasileiras que realizam programações relacionadas ao dia Ação de Graças. E, mesmo em meio a correria da semana, haja vista não ser feriado por aqui, quero lhe convidar a também parar por alguns instantes para refletir sobre gratidão.

Desde pequenos aprendemos que uma das três palavrinhas mágicas é OBRIGADA. Aprendemos que quando ganhamos algo devemos agradecer. Ouvimos dos mais velhos, "Seja educado, agradeça!", e assim a gratidão vai se tornando praticamente uma resposta automática. Um "obrigada" seguido e um "de nada", que não reflete o verdadeiro significado da palavra GRATIDÃO.


gratidão
gra·ti·dão

sf
1 Qualidade de quem é grato.
2 Sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento



Para mim, a palavra chave da definição acima é RECONHECIMENTO. Quando você reconhece a gentileza, a disposição, o esforço do outro em lhe ajudar, consequentemente vem o desejo de retribuir aquele gesto. Assim, a gratidão deixa de ser apenas um sentimento e se torna uma ATITUDE.

Enquanto cristã, aprendi desde muito cedo a agradecer a Deus por tudo.


Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças (...)

(1 Tessalonicenses 5:16-18)



Mas, quem já se pegou agradecendo por uma enfermidade, um desentendimento, um problema financeiro? Como conciliar gratidão e desgosto, gratidão e tristeza? Não é fácil! Porém, acredito que mais uma vez a palavra chave é RECONHECIMENTO. É difícil, mas precisamos aprender a reconhecer nas situações que nos afligem, uma oportunidade para crescermos. Se lamentar não adianta, então USE esta adversidade como uma escada, que te eleve a algo maior. Reconhecer tudo que você recebe, de positivo ou negativo, e saber retribuir dando o seu melhor, para mim é a única forma de ser realmente grato por tudo. 

Assim sendo, quero finalizar este post agradecendo a cada pessoinha que lê, interage e contribui com este blog. E agradecer a Deus pela saúde, pelos recursos que tenho a minha disposição e por cada oportunidade de fazer e refazer, começar e recomeçar

Um graaande beijo e muito obrigada!


6 comentários:

  1. Muito bom o post! É o momento para refletir.
    Eu agradeço todos os dias a Deus pelo ar que eu respiro e pelo dia que vivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que essa data se refletia em algo no Brasil,mas bom saber! E eu concordo com você no post,temos MT que agradecer!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto para reflexão! Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. Aprendi, que temos que agradecer a Deus por tudo, desde o momento em que abrimos os olhos pela manhã.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Essa palavra tem muito poder.
    BELO POST
    Bjs, Keila
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este texto, nós faz parar para pensar que vivemos e quando as coisas dão certo ficamo felizes e "calados" , mas quando dão errado ficam reclamando. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
  6. É mágico o significado de Ações de Graças e sempre procuro refletir sobre as minhas atitudes e agradeço sempre à Deus pelas benesses da vida, adorei o post muito significativo. Bjs

    ResponderExcluir