O aniversário de 1 aninho é uma data especial. Para a criança é só o início das descobertas, que ocorrem a medida que dão os primeiros passos, pronunciam as primeiras palavras e passam a interagir mais com as pessoas e o mundo a sua volta. Para os pais, é como se fosse a formatura de um ano de intensivo aprendizado, na complexa arte de criar um filho. E só uma mãe ou um pai pode entender como essa fase pode ser imensamente difícil e incrível ao mesmo tempo.
Enfim, depois de todas as alegrias e percalços que ocorrem nesse primeiro ano, nada melhor do que comemorar o aniversário do bebê com uma bela festa, não é mesmo? E ainda que, neste momento, você não tenha a disposição e o dinheiro necessários para fazer uma grande festa, você também pode celebrar esta data de forma simples e singela. Basta planejamento e criatividade.
Confesso que, a princípio, tive muito trabalho pesquisando preços, prestadores de serviço, temas de festa, e durante a festa também surgiram diversas demandas inesperadas, que tive de resolver na correria, mas o resultado ficou tão lindo, que valeu todo o trabalho. Para que vocês não passem por todas as dificuldades que passei, vou listar abaixo algumas dicas, que vão facilitar a realização da sua festa:
❤ Busque inspirações na internet: atualmente há diversos sites, como o Pinterest e o Instagram, onde você encontra as mais lindas inspirações para sua festa. E sugiro que você experimente escrever em inglês o assunto procurado, pois assim você terá acesso a uma variedade ainda maior de resultados.
❤ Faça uma planilha de gastos: em uma arquivo simples do Excel, organize todos os itens que precisará comprar/contratar e qual o limite de gastos disponível para cada item. Isto lhe ajudará a não perder o controle e se endividar até o próximo aniversário do bebê.
❤ Faça você mesma alguns itens da festa: isto dependerá da sua habilidade e tempo disponível, mas tente fazer você mesma alguns itens da decoração, a lembrancinha ou os docinhos. Na internet você encontra algumas ideias bem simples, que até os menos habilidosos são capazes de fazer.
❤ Procure grupos de festa no Facebook: quase todos os itens que contratei para minha festa, encontrei em grupos de festa no Facebook. É tudo muito prático. Bastava postar o que eu precisava e uma infinidade de prestadores de serviço comentavam o post, com fotos e informações a respeitos de seus produtos. Para garantir que o serviço seria bem realizado, só contratei quem tinha páginas no Facebook e Instagram, onde pude verificar imagens dos produtos e recomendações dos clientes. E felizmente, deu quase tudo certo... quase, porque no momento da montagem da decoração, percebi que a mesa principal de doces, estava um pouco suja e arranhada. Detalhes que não eram perceptíveis pelas fotos. Mas felizmente, pude encomendar um forro de última hora, que cobriu todas as imperfeições.
❤ Contrate garçons/auxiliares: dependendo da quantidade de convidados da sua festa, recomendo fortemente que você contrate profissionais, que te auxiliem no atendimento aos convidados. No meu caso, contratei três profissionais, que esquentavam os salgadinhos, se necessário, os organizavam nas bandejas e serviam juntamente com as bebidas, os docinhos e o bolo. Elas já trouxeram consigo as bandejas e as jarras, e posso dizer, com a maior convicção, que esta foi uma das minhas melhores contratações. Mesmo sem ter o trabalho de servir os convidados, já fiquei exausta com todas as outras demandas da festa, imagina se ainda tivesse de servir...
OBS: não se esqueça de providenciar pegadores ou luvas para a manipulação dos salgadinhos. Eu nem pensei que precisaria disso e tive de correr para comprar no mercado de última hora.
❤ Faça escolhas práticas: organize tudo de modo que você tenha o menor trabalho possível durante a festa. Nesse sentido, encomendei, por exemplo, bolos de pote para servir após os parabéns, o que foi bem menos trabalhoso e econômico do que se fosse necessário cortar o bolo, colocar nos pratinhos com os garfinhos e daí servir.
❤ Identifique o que é realmente necessário: quando estamos organizando a festa, encontramos uma oferta imensa de produtos que não são essenciais, mas estão na moda ou são tão lindos, que nos fazem comprá-los simplesmente por impulso. Aqueles centros das mesas de convidados, por exemplo, são totalmente desnecessários. No meu caso, coloquei nestas mesas somente um porta guardanapos feito de E.V.A, que por acaso ficou uma gracinha, e os copos. Mas também poderia não ter colocado nada, porque centros de mesa são apenas decorativos e, na minha opinião, a decoração da minha festa já estava suficientemente bonita. E não é porque na festa da fulana teve isso, que na minha também tem de ter. Temos de aprender a nos ater àquilo que é realmente importante.
Enfim, isto foi o que aprendi organizando a festa da minha filha. Espero que, com festa ou sem festa, vocês também possam celebrar o aniversário dos seus filhotes com muita saúde e alegria.
Um grande abraço e até mais!
Oi querida,
ResponderExcluireu não sabia que você tinha uma filha menina, imagino a correria pra arrumar a festinha dela. Mostre depois fotos pra gente ver como foi.
❤
Beijos de Luz,
Marina | www.meudoceapartamento.com
Oi Marina! Que bom te ver por aqui!!! A última imagem do post é da festa da minha filha. O tema foi chuva de bênçãos... uma fofura <3
Excluir